A alemã Lisa Brennauer (Ceratizit-WNT) é bicampeã da Ceratizit Challenge by La Vuelta, a Volta a Espanha das mulheres, realizada em três etapas pela primeira vez nesta temporada. A ciclista, que venceu a crono da etapa anterior, encerrou em primeiro lugar na classificação geral com vantagem de 12 segundos sobre a italiana Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo). Lorena Wiebes (Team Sunweb), vencedora da etapa de abertura, foi a 3ª, a 13 segundos.

A competição terminou neste domingo (8 de novembro) em Madrid com a vitória da italiana Elisa Balsamo (Valcar Travel & Service) no sprint. Lorena Wiebes e Marta Bastianelli (Alé BTC Ljubljana) ficaram em 2º e 3º.

Durante a etapa, de 100,5 km, Alessia Vigilia (Cronos Casa Dorada) teve de abandonar após uma queda nas primeiras voltas. Lisa Brennauer e Lorena Wiebes lutaram pelos pontos dos sprints intermediários. Depois de muitas tentativas de fuga, Elisa Longo Borghini atacou sozinha com cerca de 50 km pela frente. Ela abriu uma vantagem de 30 segundos e conseguiu segurar o pelotão até que muitas equipes aumentaram o ritmo e a alcançaram a 13 km do final.

O pelotão se manteve junto e, no sprint final, Balsamo foi a mais rápida. Lisa Brennauer ficou com o 7º lugar e suas colocações consistentes nos sprints intermediários garantiram-lhe a vitória geral e a vitória da classificação por pontos. “Foi uma luta difícil, mas descobri que quanto mais difícil a corrida, melhor era para mim”, disse a alemã, destacando o “trabalho incrível” de suas companheiros de equipe.

TOP 5 DA ETAPA FINAL

1 Elisa Balsamo (Ita) Valcar-Travel & Service 2:16:49
2 Lorena Wiebes (Ned) Team Sunweb Women m.t.
3 Marta Bastianelli (Ita) Ale’ BTC Ljubljana m.t.
4 Chiara Consonni (Ita) Valcar-Travel & Service m.t.
5 Silvia Zanardi (Ita) Bepink m.t.

TOP 5 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL

1 Lisa Brennauer (Ale) Ceratizit-WNT Pro 4:29:21
2 Elisa Longo Borghini (Ita) Trek-Segafredo Women 0:00:12
3 Lorena Wiebes (Hol) Team Sunweb Women 0:00:13
4 Ellen Van Dijk (Hol) Trek-Segafredo Women 0:00:31
5 Leah Kirchmann (Can) Team Sunweb Women 0:00:42

Fonte: Bike Magazine