Treinar bike pode ser uma boa opção para quem quer emagrecer, pois combinar pedaladas com uma dieta mais equilibrada pode auxiliar na perda de peso e na redução da gordura corporal. Um treino de uma hora de ciclismo em ritmo moderado pode queimar entre 400 e 500 calorias, além de produzir endorfina, um hormônio que, entre outra funções, é responsável pela sensação de bem-estar. E isso pode fazer diferença quando o objetivo é aliviar o estresse de um dia de trabalho.

Com a bicicleta, você pode fugir do trânsito e poupar tempo para ir ao trabalho, por exemplo. Pedalar distâncias que podem ser percorridas em 20 ou 30 minutos, de uma maneira geral, é mais rápido que ir de ônibus ou carro. Mas é preciso ficar atento às regras de segurança para o ciclista circular no meio do trânsito. É indispensável o uso de capacete, por exemplo.

Uma pedalada logo pela manhã pode ajudar a melhorar o seu sono. Pesquisas sérias indicam que três pedaladas de meia hora na semana já podem ajudar quem tem problemas de insônia. A regularidade na bike fez com que o tempo necessário para esses indivíduos adormecerem caísse pela metade e o tempo de sono aumentou em quase uma hora.

Para completar, ciclismo moderado deixa as células do sistema imunológico mais ativas e prontas para lutar contra infecções, o que pode deixá-lo doente menos vezes por ano.