No ano passado, a UCI anunciou a realização do Primeiro Campeonato Mundial de Ciclismo virtual. Agora, depois de uma prova que funcionou mais como um teste, a competição vai ganhar a presença dos maiores nomes do ciclismo mundial, disputando a camisa arco-iris nas estradas virtuais do Zwift.

Segundo a entidade máxima do ciclismo, as provas masculinas e femininas acontecerão entre os dias 8 e 9 de Dezembro.

Embora os percursos ainda não tenham sido anunciados, a UCI afirma que a prova contará com a presença de atletas das principais federações do mundo. Confira a lista das federações que terão convocação automática no fim do texto.

“É com muito prazer que conferimos as datas e planos para o primeiro Campeonato Mundial UCI de eSports”, afirmou David Lappartient, presidente da UCI.

“Este ano certamente foi desafiador para todos, mas agora estamos de volta para evoluir as corridas. Temos um novo campeonato mundial para nos deixar ansiosos para o fim de 2020. As corridas virtuais foram muito populares no tempo em que as competições pararam, e eu realmente acredito que o esporte virtual pode ajudar a aumentar a participação no ciclismo. É um momento histórico”, finalizou Lappartient.

Embora os percursos e outros detalhes de como as provas serão realizadas ainda não tenham sido anunciados, a UCI afirmou em nota que todas as competições acontecerão no mapa de Watopia, com homens e mulheres pedalando pelo mesmo trajeto, com a mesma quilometragem – o mesmo aconteceu no Tour de France virtual.

Os vencedores, como de costume, receberão uma camiseta arco-iris para usar no mundo virtual. Além disso, uma camiseta arco-iris real também será produzida para que o atleta use em outras competições virtuais que devem acontecer ao longo do ano.

Com isso, a entidade máxima do ciclismo deixa o recado: espere um crescimento cada vez maior do ciclismo virtual pelos próximos anos.

Masculino

Itália
Bélgica
França
Holanda
Austrália
Espanha
Estados Unidos
Grã Bretanha
Alemanha
Suíça
Canadá
Dinamarca
Polônia
Áustria
Nova Zelândia
Africa do Sul
Noruega
Irlanda
Japão

Feminino

Holanda
Italia
Australia
França
Estados Unidos
Alemanha
Bélgica
Grã Bretanha
Polônia
Canadá
Nova Zelandia
Africa do Sul
Japão

Fonte: pedal.com.br