A organização da UCI GF Rio 2021, etapa oficial da UCI Gran Fondo World Series, divulgou essa semana que não será realizada a edição em 2021. Prevista para acontecer em maio, a prova foi, inicialmente, adiada para 08 de agosto. Havia a expectativa de um cenário mais nítido com relação ao controle da pandemia, o que permitiria a aprovação da nova data diante dos órgãos de controle. Infelizmente, o cenário até agora é de indefinição e grandes eventos ainda não estão autorizados na cidade do Rio de Janeiro. Com isso, a prova foi cancelada este ano e será realizada em 01 de maio de 2022.

“O cancelamento da edição 2021 da UCI GF Rio 2021 é uma demonstração do respeito que temos pelo nossos atletas, parceiros, público e pelo Rio de Janeiro. Mas podem estar certos de que já estamos trabalhando para fazer da edição de 2022 uma grande celebração, um encontro inesquecível”, diz Gabriela Monteiro de Barros, diretora geral da DNA Sports & Events, organizadora do evento.

“As regras de governança e as políticas internas da empresa privilegiam a mitigação de riscos que possam ameaçar a integridade dos nossos atletas, público e a reputação das marcas parceiras. Lutamos até o fim para conseguir realizar o evento ainda em 2021, mas infelizmente não foi possível”, lamentou.

A UCI GF Rio, maior competição de ciclismo amador da América Latina, é uma etapa internacional oficial da UCI Gran Fondo World Series, e, também, classificatória para o UCI Gran Fondo World Championships.

Cerca de 2.500 ciclistas terão a oportunidade de percorrer 115 km “Gran Fondo” e 77 km “Medio Fondo” cruzando os principais cartões postais do Rio. A largada será na Marina da Glória e a chegada no Recreio, em grande parte do percurso da prova Olímpica de ciclismo estrada da “Rio 2016”.