O grupo de voluntários Bike Anjo ensina pessoas a pedalar em cinco países. O projeto funciona de forma gratuita. Quem não tem bike pode pegar uma emprestada

Bike Anjo durante visita a E.E. Profº Laert Almeida São Bernardo, Jd. Saint Moritz, em Taboão da Serra, em junho. Foto: Vanda Ferreira Barbote/Divulgação

A Arena Multiuso vai receber a Ong Bike Anjo, os voluntários ensinam pessoas a pedalar. O projeto funciona de forma gratuita e eles atuam em cinco países. Quem não tem bike pode pegar uma emprestada. Neste domingo, dia 15, em Taboão da Serra, a ação será dedicada às pessoas com deficiência. Não é necessário fazer inscrição, é só chegar e se aventurar para aprender a pedalar, das 9h às 12h.

O objetivo da ação é proporcionar um momento de protagonismo para as crianças e adolescentes com deficiência. A professora Vanda Ferreira Barbote Rodriguez, conheceu o projeto em Portugal, entrou em contato com a Ong e hoje faz parte do Bike Anjo de São Paulo. Ela levou o projeto para a escola onde dá aula, E.E. Profº Laert Almeida São Bernardo, Jd. Saint Moritz, em Taboão da Serra.

“Então entrei em contato com a plataforma deles, solicitei que disponibilizassem 20 senhas para os meus estudantes com deficiência intelectual e Autismo. Acredito muito no esporte para autoestima, e em conversas com eles nos atendimentos me disseram que sonhavam em andar de bicicleta. A coordenadora Lorena respondeu que eles poderiam vir até a escola Laert, fiquei tão feliz, nem acreditei”, contou a professora.

O Bike Anjo esteve na escola dia 2 de junho, e nem a chuva atrapalhou o entusiasmo dos participantes. “Os voluntários mudaram a vida dos meus estudantes, as mães que acompanharam também aprenderam, e no dia seguinte na sala regular, estavam todos falantes, pois como são sempre os últimos a terminarem as atividades, não responderem oralmente, sempre quietinhos no canto, agora sabiam andar de bike. Os relatos das famílias são emocionantes. Como essa ação elevou a autoestima. E se foi ótimo para os meus estudantes pensei em algo maior para multiplicar a experiência”, relata Vanda.

Essa é uma ação que envolve a Secretaria Municipal de Esportes, de Saúde, de Assistência Social e de Cultura e Turismo.

“Estamos muito felizes em receber o coletivo Bike Anjo em Taboão da Serra, que é um grupo de voluntários, muito sensível e que se organiza para ensinar pessoas a pedalar. Como o governo tem um compromisso com a inclusão, nós organizamos uma edição especial para as pessoas com deficiência. Mobilizamos toda a rede da Saúde, do Esportes, da Assistência e da Cultura para envolver o maior número de pessoas que ainda não aprenderam a andar de bicicleta e que possam aprender e sair pedalando no domingo”, declarou o secretário de Cultura, Wanderley Bressan.

Serviço
Bike Anjo Inclusão
Quando: Domingo, dia 15 de setembro, das 9h às 12h
Local: Arena Multiuso “Avenir Fernandes” – Estrada Tenente José Maria da Cunha, 521, Jd. Record.
Quanto: Evento gratuito
Obs: Quem não tiver bicicleta pode pegar emprestada no dia do evento.