Para quem ainda acha que o capacete é um mero acessório para a prática do ciclismo, saíram mais dois estudos apontando a importância de seu uso no ciclismo.

 

Encontro muitos ciclistas em meus treinos, e nas regiões mais próximas à cidade, a maioria deles não utiliza capacete ou qualquer item de segurança. São ciclistas ocasionais ou trabalhadores que utilizam a bike como meio de transporte ou como uma atividade física esporádica.

Em outros grupos, como aqueles de ciclistas mais experientes, tem diminuído a quantidade de atletas que treinam diariamente sem capacetes. Isso tem reduzido a quantidade de lesões graves decorrentes do esporte, mas ainda não chegamos em uma condição ideal.

Além disso, apesar de muitos ciclistas utilizarem o capacete, o fazem de maneira errada, com ajuste inadequado ou com uma posição bem longe daquela que seria necessária para conferir proteção. Em uma queda com um capacete mal-posicionado, o estrago pode ser fatal.

Veja os artigos aqui:

Helmet use and bicycle related trauma injury outcomes

Evaluating the impact of cycle helmet use on severe traumatic brain injury and death in a national cohort of over 11000 pedal cyclists: a retrospective study from the NHS England Trauma Audit and Research Network dataset.

Fonte: https://www.digitalcycling.com.br/