Foto: Haute Route / (OC Sport)

Reunir em um mesmo evento alguns dos melhores nomes do ciclismo amador nacional e internacional, tendo por cenário as belas paisagens catarinenses em percursos desafiadores como a Serra do Rio do Rastro, Morro da Igreja, em Urubici, e a histórica Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Somam-se a tudo isso completa estrutura profissional, conveniência e conforto disponibilizados aos ciclistas durante todos os dias. Este será o Haute Route, que chega pela primeira à América do Sul e acontecerá no período de 22 a 24 de outubro, com um total de 238 quilômetros e ganho total de elevação de 5.520m.

O Haute Route tem como objetivo oferecer uma experiência única para ciclistas com todos os ingredientes que compõem a cultura de provas profissionais, apresentando desafios em destinos icônicos do ciclismo em todo o mundo. No Brasil, a região escolhida para sediar uma das maiores provas do mundo foi Santa Catarina, tendo como principal atração do percurso a Serra do Rio do Rastro, sem dúvida uma das mais belas e desafiadoras de todo o calendário.

O evento contará com rotas incríveis, incluindo costa, floresta tropical, serra até o ponto habitado mais alto do sul do Brasil, o Morro da Igreja, em Urubici. Para fechar esta experiência inesquecível em grande estilo, um estágio contrarrelógio no centro da ilha de Florianópolis começando sobre a histórica Ponte Hercílio Luz até o Morro da Cruz, uma paisagem que explica o porquê da cidade ser conhecida como Ilha da Magia.

Serão três estágios. No primeiro, com largada na Vinícola Thera e chegada no Mirante da Serra do Rio do Rastro, os atletas percorrerão 129 quilômetros, com 3.170 metros de altimetria. No dia seguinte, com largada e chegada na Vinícola Thera, passando pelo Morro da Igreja, serão 94 km com ganho de elevação de 2.000 metros. E o último estágio, em Florianópolis, começará na Ponte Hercílio Luz e terá 15 km do contrarrelógio, com a subida dos 350 metros até o Morro da Cruz. Vale ressaltar que há duas opções, uma original, de 238km, e outra compacta, com 183km.

O Haute Route Brasil promete ser um evento completo e que oferecerá inúmeros diferenciais aos participantes. “Além do próprio desafio em si, teremos uma inédita village montada dentro da Vinícola Thera, produtora de vinhos renomados, com recovery incluindo massagem, sauna, piscina de gelo e botas de compressão, refeições preparadas por um chef renomado no restaurante da vinícola, happy hour, networking, bike park, kit do atleta, premiação, entre outras atrações. Já ao longo do percurso, contaremos com estrutura de segurança e assistência aos participantes, como batedores da Polícia Rodoviária Militar, suporte mecânico, assistência médica, feed station e cronometragem. Sem dúvida, são motivos de sobra para fazer parte do evento de ciclismo amador de maior prestígio do mundo”, destaca Fernando Palhares, CEO do Haute Route Brasil.

Inscrições

As inscrições seguem abertas e poderão ser feitas no site oficial: https://www.hauteroute.org/events/overview/brazil-2021-en. O Haute Route Brasil ainda garantirá toda a segurança dos envolvidos com um Protocolo de Segurança da Covid-19 baseado em estudos por todo o mundo, com um Manual de Boas Práticas e Segurança / Covid-19 e Protocolo de Medidas Preventivas para a Covid-19.

O Haute Route Brasil tem o apoio Vinícola Thera, Hotel WK Design, Governo do Estado de Santa Catarina, prefeituras de Florianópolis, Urubici, Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, ICMBio – Parque Nacional de São Joaquim, Comando da Aeronáutica e Federação Catarinense de Ciclismo. Patrocínios da Colnago, Le Col, Zwift, Strava, Mother Nutrients, We Nutz e Best Buddies.