O francês Arnaud Demare (Groupama-FDJ) foi o mais rápido no sprint da 11ª etapa do Giro d’Italia nesta quarta-feira (14 de outubro). A etapa foi praticamente toda a beira-mar e sem grandes desafios altimétricos.

Demare fechou os 182km entre Porto Sait Elpidio e Rimini em 4h03min52s. No sprint, Demare superou o eslovaco Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) e manteve a camisa roxa de líder da classificação por pontos.

“Os novatos da equipe fizeram um enorme trabalho para trazer Sander Armée de volta ao pelotão. Meus três homens na ponta me deixaram na perfeita posição para sprintar e eu senti muita força em minhas pernas. Quando vim para o Giro eu não achava que ganharia quatro etapas. Tiro o chapéu para meus companheiros de equipe”, contou Demare, que ampliou a liderança na classificação por pontos e agora tem 220 pontos, contra 184 de Peter Sagan.

Na classificação geral, o português João Almeida mantém a liderança com 34 segundos sobre o holandês Wilco Kelderman (Sunweb) e 43 segundos sobre o espanhol Pello Bilbao (Bahrein-McLaren).

“A primeira parte da etapa foi tranquila, mas a chegada foi frenética, com muitas equipes que queriam ir para a ponto do pelotão. Amanhã é uma etapa muito ondulada e haverá alguns ataques, mas estamos preparados”, disse o dono da camisa rosa de líder geral e também dono da camisa branca, de líder geral entre os ciclistas jovens.

Na classificação de montanhas, o português Ruben Guerreiro (EF Pro Cycling) segue na liderança, com 84 pontos, 8 a mais que o italiano Giovanni Visconti (Vini Zabu-KTM). A equipe britânica Ineos-Grenadiers lidera a classificação por equipes, com 12min32s de vantagem sobre os belgas da Deceuninck-Quickstep.

TOP 5 DA ETAPA

1 Arnaud Demare (Fra) Groupama-FDJ – 4h03min52s
2 Peter Sagan (Evq) Bora-Hansgrohe – mt
3 Alvaro Jose Hodeg Chagui (Col) Deceuninck-Quickstep – mt
4 Simone Consonni (Ita) Cofidis – mt
5 Rick Zabel (Ale) Israel Start-Up Nation – mt

TOP 10 DA GERAL

1 João Almeida (Por) Deceuninck-Quickstep 43h41min57s
2 Wilco Kelderman (Hol) Team Sunweb – a 34s
3 Pello Bilbao (Esp) Bahrain McLaren – a 43s
4 Domenico Pozzovivo (Ita) NTT Pro Cycling – a 57s
5 Vincenzo Nibali (Ita) Trek-Segafredo – a 1:01
6 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe – a 1:15
7 Jai Hindley (Aus) Team Sunweb – a 1:19
8 Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe – a 1:21
9 Fausto Masnada (Ita) CCC Team – a 1:36
10 Hermann Pernsteiner (Aut) Bahrain McLaren – a 1:52

Fonte: Bike Magazine