Um vídeo publicado na Fanpage Cycling Crashes & Epic Wins mostra o momento em que o guidom da bicicleta do atleta francês Maxime Roger se quebra. O ciclista estava no Tour de Moselle que aconteceu no último fim de semana na França. No vídeo é possível ver o momento exato em que o Guidom do atleta se quebra e ele vai ao chão deslizando por alguns metros.

O GoodSports conversou com o mecânico especializado em bicicletas, Vandelei Gregório, que avaliou o vídeo. Segundo Vandelei, fabricantes confiáveis sempre testam as peças em situações acima da capacidade para evitar problemas como esse. Além disso, de acordo com ele, é preciso ficar atento na montagem do equipamento.

Hard crash in Tour de la Moselle 2017

Hard crash in Tour De Moselle, a stage race in the East of France (category 1 and 2).How could be happen something like this? That's impressive!!! :O

Posted by Cycling Crashes & Epic Wins on Tuesday, September 12, 2017

“É necessário que o atleta verifique a origem do produto, pois marcas confiáveis sempre testam suas peças levando os produtos em situações de stress, ou seja, muito acima da capacidade para evitar acidentes como esse. Por exemplo, se o guidom aguenta 200 kg, o fabricante testa a peça com um peso acima da capacidade, dando confiança para o cliente usar o produto tranquilamente”, disse.

Vanderlei também ressaltou do cuidado com falsificação e ainda na montagem do equipamento. “As peças devem ser apertadas na medida correta, nem mais nem menos. Para isso, usamos o torquímetro que nos dá a quantidade de nêutron, assim vamos apertar a quantidade correta de acordo com indicação do fabricante”, comentou.

Além do cuidado com a falsificação e com a montagem, o mecânico especializado em bikes ressaltou sobre o equipamento de segurança. “Ele deve ter ralado muito a mão, se ele tivesse com uma luva minimizaria a lesão”, finalizou Vanderlei.

O Tour de Moselle faz parte do calendário da Federação Francesa de Ciclismo. De acordo com o site americano Deadspin, o atleta estava pedalando em uma média de 60 km por hora e estava em segundo lugar na competição de contrarrelógio, porém não concluiu a prova.