Matéria publicada no site Eu atleta.

Com a impossibilidade de corridas presenciais devido a pandemia da Covid-19, as corridas virtuais se tornaram uma nova tendência. Nesta versão, os atletas podem completar a prova em dias específicos e escolher o lugar e horário que sejam mais apropriados a cada um. Por isso, com a ajuda da treinadora de corridas Alic Carolina de Brito Viana, o EU Atleta listou nove dicas para explicar como se preparar a uma corrida virtual. Por fim, conheça quatro provas que vão ocorrer neste final de 2020. Confira!

  1. Conheça bem o lugar em que vai correr
    Como o lugar pode ser escolhido de acordo com a opção do participante, é recomendado evitar trajetos com muita concentração de carros e outros veículos na via. Dessa forma, priorize um percurso seguro, plano e com o mínimo de curvas possíveis. Inclusive, o apoio de uma segunda pessoa é essencial, seja para ajudar na hidratação ou, até mesmo, enfrentar todo o desafio. No caso de realizar um trajeto mais ousado, busque um acompanhamento profissional.
  2. Chame os amigos
    Uma forma de incentivo bastante usual é convidar os amigos para fazer parte do desafio. Como um espécie de apoio e motivação, isso ajuda a deixar a rotina de treinos mais leve, o que possibilita uma corrida mais prazerosa quando chegar o dia D. É claro, procure pessoas que vão conseguir fornecer aquela motivação que precisa. Estar com amigos é mais benéfico do que buscar outras maneiras para se motivar, como ouvir músicas durante a corrida, que, por sua vez, desvia a atenção e atrapalha no controle da respiração e do pace.

Além disso, ter um amigo por perto, como apoio, pode ser importante em caso de algum obstáculo.

Mas, em tempos de pandemia, lembre-se de convidar apenas um ou dois amigos, para que vocês possam respeitar a distância um do outro e não se colocar em risco.

  1. Não esqueça de levar tudo o que precisa
    Faça um checklist:

Máscaras suficientes para trocar quando estiverem suadas;
Água e bebidas energéticas;
Repositores de carboidratos;
Boné/viseira para se proteger do sol;
Filtro solar antes da corrida;
Celular e relógio esportivo para marcar tempo, distância e outras medidas.
Assim, você evita surpresas, já que não haverá uma equipe de apoio da prova.

  1. Utilize roupas confortáveis
    Na hora de selecionar a roupa para correr, não use nenhum material novo no dia da corrida. Fuja de surpresas, ok? O mais indicado é preferir roupas leves, de secagem rápida e já habituadas ao praticar atividades físicas. Se puder, evite trajes de algodão, privilegie tecidos mais confortáveis para o desgaste e suor. A exemplo de camisetas dry fit, shorts, bermudas e leggings. Com relação ao tênis, recomenda-se escolher o calçado com um número maior do que utilizado no cotidiano.

4 corridas virtuais disputadas no fim do ano

Marvel Run

A Marvel Run é a primeira corrida virtual da marca na América Latina. A corrida oferece duas opções de distância: 5 km e 10 km. O participante pode escolher o local e horário para correr, desde que seja cadastrado o resultado até o dia 15 de dezembro. Para isso, é preciso comprovar o tempo através de um aplicativo de corrida, relógio inteligente ou enviar fotos ao site oficial do evento.

Provas: 5 km e 10 km.
Quando: entre 22 de novembro e 12 de dezembro.
Inscrições: a partir de R$ 69,00, pelo site.

1ª Corrida Virtual do GRAACC

Adaptada para o modo virtual, a corrida do hospital do GRAACC está com inscrições abertas até o dia 20 de dezembro, com renda revertida para o combate ao câncer infantil. Registre o seu tempo usando um aplicativo ou relógio com GPS para o aplicativo da 99 Run e receba o kit selecionado via Correios. Inclusive, vale correr na esteira também.

Provas: 3 km, 5 km, 10 km, 21 km e 42 km.
Quando: em um período até um ano após a realização da inscrição.
Inscrições: até 20 de dezembro, a partir de R$ 59,90, pelo site.

Corre São Paulo – Edição de Natal

A Corre São Paulo – Edição de Natal é uma prova com três opções de trajeto: 5 km, 10 km e 21 km. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de dezembro. Como uma corrida virtual, o percurso pode ser definido pelo participante. Há uma grande variedade de kits, chegando a, por exemplo, oferecer camiseta, medalha, viseira e troféu no mais completo.

Provas: 5 km, 10 km e 21 km.
Quando: entre 16 a 23 de dezembro.
Inscrições: até 16 de dezembro, a partir de 39,90, pelo site.

Corrida da Virada

Neste ano, não haverá a tradicional prova de São Silvestre no dia 31, mas qualquer pessoa pode fazer o seu percurso no horário que desejar no último dia de 2020. Esta é a tônica da Corrida da Virada que é dividida em três opções de distância: 5 km, 10 km e 15 km. Ao completar a prova, o participante deve tirar uma foto do tempo e enviar ao site Sport Runn para entrar no ranking. As inscrições vão até o dia 16 de dezembro.

Provas: 5 km, 10 km e 15 km.
Quando: 31 de dezembro.
Inscrições: até 16 de dezembro, a partir de 28,90, pelo site.