O fluminense Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), está no Brasil para defender a camisa de campeão brasileiro de cross country.

Avancini defenderá seu título em Mairporã – Foto de Gustavo Epifanio

Dono de 14 títulos nacionais da modalidade, atual líder do ranking mundial de mountain bike cross country e apontado como o maior nome do mountain bike brasileiro em todos os tempos, deseja iniciar a temporada 2021 com mais um título brasileiro.

“O primeiro passo após voltar ao Brasil foi dar uma descansada na cabeça. Consegui trabalhar bem nesta temporada, alcancei um dos objetivos que era vencer uma Copa do Mundo no XCO. Tirei isso do caminho. Gostaria muito de ganhar o Brasileiro, porque não sei se em 2021 conseguirei competi-lo, porque será uma semana antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Quero muito começar a próxima temporada, se eventualmente eu ainda estiver top 1 do ranking, como campeão brasileiro. Continuar competindo com a bandeira do Brasil no peito tem um valor enorme para mim, esse toque a mais que demonstre a minha nacionalidade tem um valor enorme”, analisa.

No feminino, a mineira Letícia Cândido (Specialized Racing BR), tricampeã da modalidade, vai defender o título.

“O Campeonato Brasileiro é sempre muito desejado. Vou com o coração a mil, expectativas sempre positivas e boas, ainda mais quando você defende a camiseta de campeã brasileira. Estou super contente e animada, treinando bastante após as disputas do Mundial e da rodada dupla da Copa do Mundo. Muito ânimo e força. É uma pista que sobe muito, com dificuldades técnicas naturais e algumas criadas pela organização, para elevar ainda mais o nível, como rock garden e drops. Vou para fazer bastante força, mas curtir o circuito, porque além de duro é também técnico e divertido”, diz.

A disputa do título nacional será no dia 31 de outubro, em Mairiporã (SP), mesmo local que recebeu o campeonato em 2019. O feminino larga às 11h30 e os homens às 13h30.

Além de Avancini e Letícia, outros grandes nomes garantiram presença na competição, como Luiz Henrique Cocuzzi, Raiza Goulão, Alex Malacarne, Giuliana Morgen, Paula Gallan e Guilherme Muller.

As inscrições seguem abertas no site do MTB Festival até o dia 23 de outubro. Basta acessá-lo, escolher a competição e clicar para fazer a inscrição. Todas as categorias do evento estão disponíveis nos regulamentos presentes no site.

Por conta da pandemia, os atletas e acompanhantes deverão seguir um protocolo de segurança sanitária. As regras estão no site do evento.