Atitude

Você verá que, a seguir, os argumentos, na maioria das vezes, falam sobre sua saúde. Mas as razões para o mountain bike ser o melhor esporte para você não são apenas para a saúde. Você vai perceber que, pouco a pouco, sua atitude em relação à vida após o mountain bike também será diferente. Andar de bicicleta de montanha vai clarear sua mente, mas também ensinará uma variedade de valores que criarão uma atitude ideal para enfrentar o que acontece durante a vida: camaradagem, paciência, esforço, perseverança, diversão e felicidade, calma antes dos problemas que surgem e irmandade, além de conseguir se adaptar a essas circunstâncias e procurar soluções. Quem já anda de bicicleta sabe que tudo isso é verdade.

Sistema cardiovascular

A prática esportiva em geral melhorará seu sistema circulatório, mas as razões para a escolha da bicicleta de montanha aqui é que ela se sai melhor nesse quesito. Outros esportes, talvez mais explosivos ou muito específicos em termos de atividade física parcial, não contêm todo o caráter do mountain bike. O sistema circulatório, por exemplo, quando você pratica MTB, verá melhorar a força das paredes venosas e arteriais, aliviar a circulação e fortalecer os músculos do coração.

Atividade pulmonar

Andar de bicicleta de montanha melhora sua resposta pulmonar em 25% após o primeiro mês. Se você fortalecer seu sistema respiratório, em sua rotina diária, será muito mais fácil fazer pequenos esforços, porque você não perceberá fadiga. Atualmente, com a crise do coronavírus, praticar mountain bike também fortalecerá seu sistema respiratório diante de possíveis riscos virais.

Sistema motor

O mountain bike move todo o seu corpo. Outros esportes não exercitam totalmente o corpo ou alguma parte muscular completa. No MTB você exercita tudo: braços, mãos, ombros, região abdominal, músculos do pescoço e das costas e, claro, cada um dos músculos das pernas. Não é uma bicicleta ergométrica, é uma bicicleta de montanha e exigirá muitos de você.

Sistema de reflexão

Os reflexos, que são a sua capacidade de reagir, fazem parte de sua rede nervosa. No mountain bike, você precisará estar alerta para os obstáculos que encontrar ao longo do caminho. De fato, sua bicicleta de montanha precisará de suas reações e manuseio para andar bem. Além disso, depois de conhecer as rotas, sua memória saberá ler o terreno e se lembrar de como enfrentar um determinado caminho, evitando qualquer objeto que possa ser um risco. O mountain bike aguçará seus reflexos.

Resistência

Não apenas você se sentirá mais leve em suas rotinas depois de praticar mountain bike, mas o desenvolvimento de uma maior capacidade de resistência fará com que você termine o dia sem sintomas de fadiga. Além disso, para outras atividades exigentes, o mountain bike terá a resistência e o autoconhecimento necessários para enfrentar qualquer desafio, por mais longe ou difícil que possa parecer.

Concentração

Finalmente, andar de bicicleta de montanha pode treinar suas habilidades físicas e mentais. Em ambos os casos, você verá como, na primeira encosta, esquecerá todos os seus problemas, todas as suas preocupações e concentrará todos os seus esforços em mover a bicicleta e chegar ao topo o mais rápido possível. Além disso, o mountain bike melhora sua concentração; é um exercício de concentração brutal.

Fonte: https://www.brujulabike.com/razones-mountain-bike-mejor-deporte/